Nos últimos tempos é impossível passar um dia ser ler a palavra FITNESS na televisão, internet ou principalmente nas redes sociais como o Instagram.

A explosão de pessoas que se despertaram para a necessidade de cuidar do corpo e iniciar a prática de atividade física já vem de alguns anos para cá e a tendência mostra que esta onda só vai aumentar.

MAS ANTES DE FALAR SOBRE O ASSUNTO, O QUE SIGNIFICA A PALAVRA FITNESS?

Fitness é uma palavra de origem inglesa e significa “estar em boa forma física”. O termo é normalmente associado à prática de atividade física e se refere ao bom condicionamento físico ou bem estar físico e mental.

A palavra é formada a partir da junção de “fit” (um dos significados é “boa forma”) e “ness”, um sufixo que transforma adjetivos em substantivos, designando um estado, uma condição (por exemplo, “happiness”, que significa “felicidade”).

SIGNIFICADO-PALAVRA-FITNESS-BLOG-POLDO-LONGO-POLDOLONGO-FITSIGNIFICADO-PALAVRA-FITNESS-BLOG-POLDO-LONGO-POLDOLONGO-NESS

O que importante levar em consideração é que estar em forma significa principalmente ter hábitos saudáveis e para ser saudável não pode ser extremista e nem em excesso.

MINHA OPNIÃO SOBRE

Vou ser bem sincero nas palavras pois vivo diariamente em contato com o esporte e já fazem alguns anos que luto a luta de fazer as pessoas terem hábitos saudáveis com a pratica de atividade física.

Tanto na academia e principalmente na corrida hoje em dia vejo um número enorme de pessoas iniciando e tendo como rotina a pratica de atividade física. O que é importante lembrar é que assim como a febre de postar nas redes sociais o prato que está comento, as pessoas tendem hoje em dia a postar os treinos que estão fazendo.

Mesmo que possa parecer ser massivo e repetitivo, sempre gosto de pensar que estas postagens são positivas pois de tantas coisas que podemos fazer em excesso, como o consumo de bebidas ou alimentos hipercaloricos, o ato que está sendo feito é positivo no final das contas.

Mas na minha opinião sobre o que é ESTAR EM FORMA, considero que seria melhor pensar em estar em EQUILÍBRIO. Tento o treino como rotina, se alimentar bem como a base, mas também se permitir comer o que sempre foi de desejo do ser humano como os doces e frituras.

Mesmo que a pessoa tenha na sua rotina nunca mais comer algo calórico, se deseja levar marmita para todos os lugares e calcular o quanto come, acho que é de direito da pessoa fazer isto. Contanto que não critique o que o outro está comendo, deste maneira ela também terá o direito de fazer o que quiser.

Sempre fui de treinar e de final de semana ir para balada e encher a cara. Após muitos anos em dedicação ao esporte, meu corpo não aceita tanto o consumo de alcool como tinha antes e por esta questão eu parei muito de sair de final de semana.

Este motivo fez com que eu tivesse na minha rotina só a pratica de atividade física e o trabalho como hábitos diários. Não sou do tipo de pessoa que gosta de ficar mostrando os meus trabalhos, costumava postar no meu portfólio mas a mudança para o blog acabou com que eu não mostrasse. Até mesmo porque as pessoas não tinha interesse em ver o que estou fazendo no trabalho e sim o que estava comendo e treinando para atingir as metas de estética e performance.

Vejo claramente que as pessoas se sustentam e demonstrar uma vida de total abdicação de lazer em prol do esporte e talvez seja uma máscara que ajude a ter o foco que necessita para atingir as metas, mesmo que as vezes coma algo fora do mundo saudavel e não poste para que não considere como um ato comum.

Estas mascaras podem ser positivas se levadas com moderação, mas não podem ser constantes pois assim as pessoas que estão a sua volta vão perceber que o mundo que você divulga estar vivendo é o oposto do que realmente vive e estas mentiras podem ir além do que o que você está comendo, criando uma atmosfera de atitudes falsas.

CONCLUSÃO

Deixem as pessoas postarem sobre ser saudável, é tão bom ver que as pessoas estão se despertando na questão de cuidar da saúde. Com o passar do tempo, até mesmo a pessoa mais FITNÓIA vai ver que precisa de um descanso as vezes para ter o equilíbrio que nos leva a resultados bons a longo prazo. Mas no momento deixa ela ser radical.

Levo um dilema que é “Falem bem ou falem mal, mas falem do Esporte”. O próprio treinador dos atletas mais reconhecidos do país, Nuno Cobra, diz que para atingir a mente, é preciso cansar o corpo.

Aos poucos o nóia vira normal, o sedentário vira ativo e no final todos vão achar seu equilíbrio. Afinal, a balança sempre esteve para o lado negativo demais, deixa ela estar no positivo demais. Um dia estaremos no meio.